Radioamadores dão apoio após terremoto na Europa

Radioamadores dão apoio após terremoto na Europa

Às 21:07 UTC de 22 de abril, um terremoto de 5,7 graus na escala Richter ocorreu a cerca de 45 km a sudoeste de Mostar, cidade localizada na Bósnia e Herzegovina, mas foi sentido em uma área mais ampla, incluindo Croácia, Sérvia e Montenegro. Uma mulher de 27 anos morreu e vários ficaram feridos em decorrência dos tremores.

5 minutos após o terremoto ser sentido, a Associação de Radioamadores da Bósnia e Herzegovina, ARAuBiH (RMZO) ativou sua Rede de Emergência. De acordo com os planos, três equipes de clubes de rádio locais foram mobilizadas e estabeleceram uma rede usando repetidores VHF da região, além de uma unidade portátil de banda cruzada. Uma conexão digital também foi estabelecida entre Sarajevo (E72KZ) e Zenica (E70ARA) via Winlink com relatórios de situação sendo passados em formato de mensagem IARU.

Devido ao risco de tremores secundários danificarem edifícios já enfraquecidos pelo primeiro terremoto, as redes de emergência permanecem ativas até que o perigo passe. Além das repetidoras em VHF, a IARU requisitou o uso de outras frequências em HF caso haja necessidade:

Compartilhar post


Skip to content