Historia

Fortaleza DX Group - FORDX

O FORDX (Fortaleza DX Group) é uma agremiação informal que reúne os aficionados do DX de Fortaleza, capital do Ceará, e existe há quase 30 anos. Foi fundado por Luciano-PT7WA no início da década de 80, baseada nos padrões utilizados por grupos de amantes do DX dos Estados Unidos e Europa, cuja principal característica era o contato quase permanente entre eles, em freqüência cativa de VHF.

Naquele tempo as condições de propagação atravessavam uma fase de excelentes condições e as informações sobre as figurinhas e expedições circulavam através de contatos pelo rádio ou por meio de boletins editados no exterior que assinávamos e vinham pelo correio, chegando às vezes com atraso.

Nessa época a informática dava seus primeiros passos e a Internet ainda não existia. Os contatos locais através do VHF, tornavam mais eficientes as caçadas em busca de estações importantes, além de transformar o monótono e maçante trabalho individual numa atividade solidária, atraente, empolgante e muito mais eficiente.

Os componentes do grupo, na época de sua criação, eram apenas três radioamadores: PT7WA, PT7AEE (atual PT7BZ) e PT7VOB (depois PT7WZ). Rapidamente o número de componentes foi aumentando e as atividades de busca às estações de DX eram quase diárias.

A troca de informações era muito importante e todos se ajudavam, numa permanente batalha, onde os interesses comuns, a ética operacional e o espírito de aliança eram sempre rigidamente observados. Quando não havia nenhuma expedição a trabalhar, os componentes do grupo ficavam por horas e horas em animados bate-papos na freqüência de 147.510 quilohertz.

O período áureo do FORDX, quando teve mais membros em atividade, foi entre 1982/1990, pois o número de componentes chegou a 23 radioamadores. Com o passar do tempo, alguns deles abandonaram o hobby, faleceram, ou trocaram de passatempo e, o FORDX sofreu muitas alterações.

Em novembro de 1986 o radioamador finlandês Ville Hiilesmaa, OH2MM, veio participar do CQWW DX Contest-CW, a convite de Elísio-PT7BZ e utilizou a poderosa estação de Maurício Moreira-PT7CB, instalada em uma fazenda, no município de Umirim, a 90 quilômetros de Fortaleza.

Foi essa operação do Ville OH2MM que despertou nos componentes do Fortaleza DX Group o interesse pela participação em competições internacionais. A partir de então, a estação de PT7CB em Umirim passou a ser utilizada pelo grupo em muitos eventos importantes.

Algum tempo depois, (por volta de 1989/1990), quando foi concluída a construção do Açude Frios, que inundou a maior parte de sua fazenda, Maurício transferiu sua estação para uma chácara na localidade de Ancuri, perto de Messejana e distando apenas 15 quilômetros de Fortaleza, e lá continuaram as atividades do grupo.

Maurício faleceu em agosto de 1995, aos 42 anos de idade, vitimado por sérios problemas cardíacos, e seu desaparecimento ocasionou a paralisação temporária das atividades do FORDX, como participante de contestes internacionais.

Nesse mesmo ano de 1995, PT7WA – Luciano conseguiu permissão para instalar na Universidade Federal do Ceará um DX CLUSTER do FORDX, para utilização por todos os membros do grupo. Vários outros grupos de radioamadores brasileiros também conseguiram a mesma coisa em universidades de seus Estados.

O Cluster é uma estação repetidora com acesso à Internet, que permite conexão com inúmeros outros clusters mundo afora, os quais divulgam, minuto a minuto, preciosas e atualizadas informações sobre estações de DX. Era, portanto, uma ferramenta de grande importância.

Esse equipamento, com o passar do tempo, se tornou obsoleto, e depois de mais de dez anos de uso ele foi desativado, porque todos os usuários já dispunham de banda-larga e o Cluster já não era mais necessário.

 

O falecimento de Maurício em 1995 deixou o FORDX sem sua estação de DX. Foram feitas outras experiências de reativar uma estação que permitisse o retorno do grupo aos contestes, mas infelizmente nenhuma foi tão bem sucedida.

A primeira dessas tentativas ocorreu quando o colega Nonato-PT7NN colocou à disposição do FORDX sua estação localizada na cidade de Pacajús, a 60 km de Fortaleza, onde tinha excelentes antenas e recepção de boa qualidade. Aproximadamente um ano depois, vitimado por um fulminante derrame cerebral, Nonato também faleceu e novamente as atividades do grupo ficaram paralisadas.

Nova experiência foi tentada quando PT7YV – Beto, cedeu ao grupo as dependências de sua casa, ainda em construção, no bairro Sapiranga. Torres e antenas foram ali instaladas e algumas atividades foram então realizadas, apesar das limitações decorrentes de uma casa em obras. E a procura por um local mais apropriado continuou.

Algum tempo depois, no ano de 2003, Beto e Barreto-PT7CB (por coincidência o mesmo indicativo que pertenceu a Maurício) participaram em Curitiba, do encontro de DX e Contestes do Araucária DX Group, onde conheceram a superestação ZW5B, de Atilano – PY5EG. Durante o vôo, na viagem de retorno a Fortaleza, empolgados com o que viram, começaram a imaginar a instalação de uma nova estação, bem equipada, com antenas eficientes e bons rádios, nos moldes da estação de contestes do Araucária.

A idéia foi aprovada pelos demais membros do FORDX e vários colegas se dispuseram a levar o plano em frente, ajudando no que era possível. Logo começaram os trabalhos de montagem de torres e a instalação de algumas antenas em um sitio com o nome de CATURÉ de propriedade do Barreto PT7CB, localizada no município de Eusébio, a 25 quilômetros de Fortaleza e o indicativo especial escolhido para as atividades do grupo foi, desde o inicio, ZY7C (Zulu Yankee Seven Charlie).

O sitio, com aproximadamente um hectare, era um local muito agradável. Pouco a pouco as torres foram sendo levantadas, a medida em que iam sendo adquiridas e a localização de cada uma delas era escolhida de maneira aleatória, sem planejamento, o que nos fez chegar um dia a conclusão que o terreno disponível estava acabando, que não dava mais para ampliar o parque de antenas naquele local.

 

Durante o ano de 2004, participamos de muitos contestes nacionais e internacionais e contamos com a colaboração e ajuda de diversos radioamadores de outros Estados, dentre eles destacamos o Cesar PY2YP, que colaborou com a interação do software com os transmissores.

Em 2005, Barreto tomou a decisão de resolver, de uma vez por todas, e trocou a propriedade por outra maior, com aproximadamente quatro hectares, onde verificamos ausência total de QRM e onde havia muito espaço disponível para a instalação planejada de antenas. E o nosso já conhecido SITIO CATURÉ II.

A transferência ocorreu no início de 2006 e a construção das bases das torres, a colocação de tubos subterrâneos para os cabos coaxiais e a instalação das antenas demorou alguns meses. Tudo feito com planejamento e dentro de rigorosas normas de segurança.

 

Em outubro desse mesmo ano (2006), após a total montagem da estação, participamos do CQWW DX Contest-SSB e em novembro fizemo-nos presentes também na fase de telegrafia da mesma competição. Obtivemos em ambos ótimos resultados, o que nos animou a seguir em frente, sempre aprimorando o desempenho pessoal de todos os operadores.

Colegas que fizeram e outros que ainda fazem parte da história do FORDX e suas conquistas:

PT7AA
Tino
PT7AG
Luc
PT7AQ
Ailton
PT7AZ
Jocildo
PT7BL
Cassiano
PT7BR
Péricles
PT7BZ
Elísio
PT7CB
Maurício
PT7CB
Barreto
PT7CG
Neto
PT7CQ
Dias
PT7DX
Aníbal
PT7KW
Nonato
PT7MM
Nicolas
PT7NK
Etevaldo
PT7NN
Nonato
PT7OO
Marcos
PT7SD
Sérgio
PT7SY
Nivardo
PT7VB
Quirino
PT7WA
Luke
PT7WX
Fernando
PT7WZ
Freire
PT7YF
Sílvio
PT7YV
Beto
PT7ZAD
Joe
PT7ZD
Neto
PT7ZK
Linhares
PT7ZZ
André Ex PT7WB

Autor: Pergentino Liberato de Andrade – PT7AA (Tino)

Skip to content