Curso de CW

Curso de CW

Aprender CW é adquirir uma série de NOVOS HÁBITOS. É uma questão de habilidade que funciona pelos mesmos princípios que se usa quando se aprende tênis, futebol, digitação ou tocar um instrumento. A constância coerente, e um conjunto de PRÁTICAS repetitivas são na verdade o que nós vamos fazer e como nos vamos fazer o aprendizado.

Você deve estar preparado para tomar ATITUDES, e saber exatamente O QUE e COMO fazer as coisas. Isto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Algumas dicas que devem ser seguidas para uma boa aprendizagem

  1. O CW é “Som” e “Ritmo”

Nunca (mas nuca, mesmo) se deve considerar os sinais de CW como uma combinação “gráfica” de pontos e traços. Encarar exclusivamente o CW como combinação “sonora” de sinais curtos e longos, que soam a nossos ouvidos como se fossem “di” e “dá”, respectivamente.

  1. Não tente transmitir enquanto não estiver Apto a Receber

A transmissão deve ser a última fase do processo de aprendizagem, principalmente se não houver um instrutor. Neste caso, somente depois que o aluno estiver perfeitamente familiarizado com o sim e o ritmo das letras, algarismos e sinais complementares, é que deverá dedicar-se ao treinamento da transmissão. Do contrário, é certo que ficará com vícios de transmissão e, provavelmente, a própria recepção auditiva ficará prejudicada.

  1. Não é possível aprender-se ouvindo a transmissão de outro aprendiz.

Pelo mesmo motivo acima, não pense em usar a transmissão de outro novato para o reconhecimento dos sinais Morse.

  1. Treinamento “Fora de Aula”

Depois que tiver aprendido algumas letras, é possível um treinamento “mental”, imaginando o som das letras em CW, Os nomes de ruas, títulos dos jornais placas de carro, servirão para treinamento “mental” do CW.

  1. Treine ouvindo comunicações telegráficas

Quando estiver mais adiantado na aprendizagem, procure ouvir transmissões de telegrafia. Evite treinar com sinais de “munhecas” que tenham transmissão demasiadamente lenta ou com vícios de manipulação!

  1. Não pense nas letras perdidas

O treinamento deverá ser feito escrevendo no papel as letras compreendias e nunca parar na letra perdida, na tentativa de decifrar qual terá sido. Deixe um espaço na escrita e siga copiando as letras seguintes.

CW é Som e Ritmo!

Não fale Pontos e Traços! Mentalize “dis” e “dás”, e suas combinações. Aprenda a música do CW e veja como a telegrafia é fácil e gostosa!

Curso de Telegrafia com PT7AA(Tino) v2020

São 12 lições compreendendo as letras, algarismos e sinais especiais, mais seis lições extras para aprimoramento na recepção de indicativos em várias velocidades.

Os arquivos estão disponíveis para audição abaixo. Para isto, basta clicar no arquivo correspondente a cada lição para ouvi-la ou baixá-la. 

CW 000 - Apresentação

CW 001 - Primeira lição

CW 002 - Segunda lição

CW 003 - Terceira lição

CW 004 - Quarta lição

CW 005 - Quinta lição

CW 006 - Sexta lição

CW 007 - Sétima lição

CW 008 - Oitava lição

CW 009 - Nona lição

CW 010 - Décima lição

CW 011 - Décima primeira lição

CW 012 - Décima segunda lição

CW 013 - Indicativos - 10

CW 014 - Indicativos - 12

CW 015 - Indicativos - 15

CW 016 - Indicativos - 20

CW 017 - Indicativos - 25

CW 018 - Indicativos - 30

Fontes:

Fontes:
A ARTE E A HABILIDADE DA RADIOTELEGRAFIA
William G.Pierpont N0HFF
Terceira edição revisada
Curso-para-Radioamadores-Radiotelegrafia-e-legislação Volume 2
Elza Cobra de Moraes
Romeu Toddai
Wilson de Moraes

 

QTC da ECRA

Skip to content