Rener

REDE NACIONAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES

O que é a RENER?

“A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, é uma rede de estações de Radioamadores (Móvel, Fixo, Portátil, Repetidoras…) e seus usuários tendo como objetivo prover comunicações em todo território nacional, oferecendo suporte quando os meiosusuais de comunicação não puderem ser acionados em razão de desastre e situação de emergência, trabalhando assim de forma voluntária em parceria com as Defesa Civil.”

Criação da RENER

“A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, foi criada através da PortariaMinisterial nº 302 de 24 de Outubro de 2001, como parte integrante do Sistema Nacionalde Defesa Civil – SINDEC, tendo outras legislações a respeito:


– Portaria Ministerial nº 307 de 22 de Julho de 2009 (Norma de Ativação); 

– Portaria Ministerial nº 539 de 28 de Abril de 2003 (Manual de Procedimentos); 

– Lei 12.068 de 10 de Abril de 2012 (Institui PNPDEC)


No estado do Ceará a LABRE-CE nomeou o atual Coordenador em 11/09/2017 paraexercer as atividades em todo estado com os atuais 220 voluntários da RENER-CE.

Objetivos

A. Atuar diretamente com a CEDEC-CE através da estação PT7REC;

B. Divulgar a RENER entre os Radioamadores que ainda não são voluntários;

C. Promover capacitação através de treinamentos e Cursos junto a Defesa Civil, bemcomo, oficinas para aprimoramento do conhecimento de radio comunicação

D. Manter e aprimorar a estrutura e logística de repetidoras e equipamentos em todoestado do Ceará;

E. Criar a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores – REER-CE através de Portariado estado, entidade essa que ficará vinculado a RENER Nacional através da SEDEC.

Atividades: Encontros e Eventos do Radioamadorismo

Ações: Reuniões com a CEDEC

Skip to content